Chegou a hora de falar dela, da melhor viagem de carro que já fizemos juntas. Conforme contamos no primeiro post sobre nossa última viagem pela California, a ideia de viajar de San Francisco para Los Angeles de carro apareceu logo depois de descobrirmos que era possível fazer o percurso por uma das estradas mais lindas do mundo, a Highway 1. Financeiramente falando, quase não havia diferença entre comprar um voo interno ou alugar um carro e também gastar com a gasolina. A decisão teve mais a ver com viver uma experiência nova e, honestamente? Temos certeza que decidimos pela coisa certa.
Dicas importantes:
📌 Em muitos momentos da estrada há sinal ZERO de internet. Não conte com isso para se comunicar ou se localizar.
📌 Caso decida usar o Waze como guia, salve a pesquisa antes de sair, assim, mesmo sem internet, vai conseguir saber qual caminho seguir.
📌 Pra quem viaja com muitas malas tipo a gente, programe-se para, durante as paradas, abrir uma única mala. Isso vai poupar bastante tempo entre check in e check out nos hotéis.
📌 Pelamordedeus não vá ficar sem gasolina na estrada! Por algumas horas não há postos de fácil acesso, garanta tanque cheio sempre que estiver nas cidades.
📌 Se não se sentir confortável de dirigir a noite, é bom calcular as paradas estrategicamente pensando nisso. Há muitas curvas, decidas e subidas durante o percurso.
O aluguel do carro
Quem acompanhou nossa road trip por Los Angeles-San Diego-Las Vegas em 2017 lembra do inesquecível conversível vermelho que alugamos, certo? Aquele erro nunca mais cometeremos! haha O carro era lindo pra tirar onda dirigindo pelas cidades, mas horroroso pra viajar, não cabia nada! Dessa vez, queríamos um carrão grande e confortável e foi o que alugamos. Em Los Angeles, você precisa de carro pra se locomover, então alugamos o carro em San Francisco pra pegar a estrada e também ficar durante a estadia em LA, devolvendo no aeroporto na hora de ir embora. A Maqui fez a reserva pelo site da Dollar, uma das várias locadoras de carro dos EUA, e o valor para 7 diárias ficou R$4.180 para uma SUV intermediária (Ford Edge) que tinha todo o espaço que precisávamos e muito mais.
Roteiro
Escolhemos estar na estrada durante 2 dias e foi ótimo, mas a real é que, pra parar em todos os lugares incríveis com calma e tempo, o recomendado são 3 ou 4 dias dirigindo pela Highway 1. Quem acompanhou nossos vlogs que rolaram no Instagram e no YouTube (dia 1, dia 2, dia 3, dia 4, dia 5, dia 6, dia 7, dia 8 e dia 9) viu: surtamos com a beleza natural desse rolê! Não, gente, sério, era um grito de “PARA O CARRO” atrás do outro! Sem dúvidas as melhores fotos e vídeos que fizemos tinham o sol, o mar e o céu como cenário.
Basicamente, Maqui pesquisou quais eram as cidades e os pontos mais legais para visitarmos entre San Francisco e Los Angeles e onde seria um meio do caminho viável para passarmos a noite (escolhemos San Luis Obispo). Botamos tudo no Google Maps para calcular o tempo entre um lugar e outro e saímos de SF com um roteirinho das paradas que queríamos fazer, mas a real é que paramos bem mais vezes, porque simplesmente não tinha como! A Highway 1 é cheia de mirantes absurdos onde você encosta o carro, desce e fica de boca aberta até entender o que está vendo na sua frente, então seja flexível e se permita encostar o carro quando bem entender pra ver coisas que não estavam planejadas, foi o que a gente fez.
Dia 1
San Francisco-Carmel by the Sea (196km)
Saímos de SF por volta das 11h e nossa primeira parada era a cidadezinha de Carmel, onde iríamos almoçar. De SF à Carmel, fomos pela Highway 101, que é uma estrada “feia”, se comparada a Highway 1, porque queríamos chegar rápido para, a partir de lá, ver as paisagens belíssimas de Big Sur, que é o trecho mais bonito da estrada, entre Carmel e San Simeon. Como vocês devem ter visto no vlog, fizemos uma parada não programada em uma Best Buy pra comprar um suporte de celular pro carro (risos), então o que era pra ser um trecho de 2 horas, acabou levando umas 3 e pouquinho e chegamos em Carmel por volta das 14h.
Carmel é uma pequena cidade fofinha cheeeeia de cachorros (é um dos municípios mais dog friendly dos EUA) e muito charme! Eu achei a vibe muito parecida com a de Campos do Jordão, uma coisa romântica pra tomar vinhos em volta da fogueira, sabe? haha Nós paramos o carro na Ocean Ave., a principal avenida do centrinho comercial da cidade, almoçamos e andamos por ali antes de ir até a praia. Comemos em um restaurante bem bonitinho chamado Porta Bella, mas a comida era apenas ok, nada demais!
Pra quem curte vinhos e tá com tempo, Carmel tem váaaaarias vinícolas onde rolam fazer degustações! Aliás, essa parte toda da California é cheia de vinícolas bem legais pra visitar, mas dessa vez não fomos em nenhuma. =(
Lojas mais legais que visitamos em Carmel
Elizabeth W: itens de decoração, coisinhas legais para bebês/crianças e produtos de beleza de marcas locais.
📍 Ocean Avenue entre Monte Verde & Lincoln
Olivier by the Sea: temperos, molhos, docinhos e utensílios para cozinha lindos!
📍 Ocean 4, San Carlos St
Carmel Plaza: um pequeno shopping a céu aberto que mistura lojas locais com redes tipo Kate Spade, Tiffany e Anthropologie.
📍 Ocean Avenue & Mission Street
The Xocolatl Garden: uma lojinha de chocolates de vários lugares do mundo escondida em um pátio todo florido. Maqui comprou umas cerejas cobertas com chocolate perfeitas lá!
📍 Der Ling Building, Ocean Ave., Entre Lincoln e Dolores, Suite C
Caminhar pelo centrinho foi legal, mas Carmel nos ganhou mesmo na praia! Pegamos o carro e em 5 minutos chegamos na Carmel Beach, uma praia de areia branquinha e gelada e mar bravo. Tava friozinho no dia, então algumas pessoas estavam deitadas de moletom em suas toalhas aproveitando o clima gostoso, enquanto outras jogavam um vôlei de praia esperto. Não deixem de visitar, nem que seja só pra fazer umas fotos e partir, como foi nosso caso, porque já estava tarde e ainda tínhamos muita estrada pela frente!
Carmel-Bixby Bridge (24.8km)
Não paramos em Monterey, cidade vizinha de Carmel onde se passa a série Big Little Lies, que nós duas adoramos, mas fizemos questão de conhecer a Bixby Bridge (ou Rocky Creek Bridge), uma ponte lindíssima que foi construída em 1932 e aparece na abertura da série. De Carmel até lá seriam só 30 minutos, se não tivéssemos feito algumas paradas não planejadas no meio do caminho, como no Garrapata State Park Bluff Trail, um lugar que passamos de carro e eu gritei VOLTA pra Maqui, que virou o carro na hora. Esse foi, com certeza, um dos lugares mais lindos que vimos! O mar, o sol começando a baixar (já eram 18h quando paramos lá), os caminhos e as pontes de madeira que levavam até a beira da água…Ali cogitamos ficar um dia a menos em LA e um dia a mais na estrada, mas no fim seguimos nosso roteiro inicial! haha
Chegando finalmente na Bixby, você consegue parar o carro um pouquinho antes da ponte e descer pra admira-la de perto! Se for mais aventureiro, rola até descer pelas pedras e fazer uma mini trilha pra vê-la de outro ângulo.
Bixby Bridge-Julia Pfeiffer Burns State Park (35km)
Essa parada estava no roteiro, mas acabamos não fazendo porque já estava tarde e o parque fechado, mas parando o carro no estacionamento do parque e fazendo uma caminhada de mais ou menos 5 minutos, você chega em uma praia onde desagua a cachoeira McWay Falls. Pelas fotos, parece tudo lindo demais, vamos ter que voltar lá em algum outro momento! haha
Julia Pfeiffer Burns State Park-San Luis Obispo (155km)
O último trecho do nosso primeiro dia na estrada levaria 2 horas, mas acabou levando umas 4, de tantas paradas que fizemos pra admirar as paisagens de Big Sur. Paramos o carro sempre que o coração mandou e, olha, foram muitas vezes. haha Aqui não temos como dar localizações exatas de todos esses lugares porque eram apenas acostamentos no meio da estrada, mas a não ser que tenha uma placa de “proibido estacionar a qualquer momento”, rola parar e descer do carro quando quiser! Pegamos um longo trecho de noite e a estrada é sinuosa e escura (alguns trechos não são para amadores!), deu uma dó de não estarmos vendo aqueles lugares na luz do dia, mas chegamos em San Luis Obispo às 22:30 mortas de cansaço e cheias de lugares lindos na memória!
Um hotel histórico
Em San Luis Obispo, nos hospedamos no Madonna Inn, um hotel histórico da cidade em que, basicamente, tudo é rosa! Os quartos são de diferentes temas (o nosso era dos anos 1950), tem uns em que as paredes são todas de pedra, vale a pena olhar o site e ver todas as suítes, sério! Reservamos pelo Booking e a diária foi R$1.124. Tudo lá é kitsch e meio cafona, mas sentimos que um dia aquele lugar deve ter sido chiquérrimo. Os restaurantes tem uma decoração totalmente absurda, com cupidos de ferro e flores por todos os lados, as quadras de tênis e basquete são pink (inclusive foram repintadas depois que passamos por lá e estão mais pink ainda) e a vibe do hotel é bem divertida. As camas eram ótimas, o chuveiro era tudo e conseguimos descansar bem pra encarar o segundo dia na estrada.
San Luis Obispo: além de ser o lugar onde Zac Efron nasceu (descobrimos depois haha), SLO é uma cidade universitária e bem turística, então resolvemos passear um pouco por lá antes de continuarmos nosso rolê até Los Angeles. Apesar de ser uma cidade pequena, ela tem várias lojas grandes tipo Apple, Victoria’s Secret e Bath & Body Works. Paramos o carro na Higuera Street, uma das ruas principais, e caminhamos por lá!
Aliás, na própria Higuera Street fica um ponto turístico excêntrico, o Bubblegum Alley. Basicamente, é um beco sem saída onde as duas paredes são cobertas por…chicletes mastigados! haha Pois é. É meio nojento, mas o visual chega a ser interessante. Tem pessoas que escrevem até mensagens com seus chicletes! Não conseguimos chegar a conclusão se achamos o lugar legal ou não, mas vale uma passadinha. haha
Como havíamos tomado café da manhã no hotel antes de sair, a única coisa que comemos em San Luis Obispo foi um sorvete no Doc Burnstein’s Ice Cream Lab (📍860 Higuera Street). A Maqui pediu um sabor que chamava “direto pro dentista”, uma mistura de algodão doce com marshmallow, e o gosto de algodão doce gelado foi diferente de tudo que já provamos na vida! haha
Dia 2
San Luis Obispo-Solvang (107km)
A primeira parada do segundo dia foi Solvang, cidade que fica no condado de Santa Barbara e é tipo um pedaço da Dinamarca no meio da California. Solvang foi fundada por imigrantes dinamarqueses que claramente eram muito apegados e quiseram levar o país deles inteiro pros EUA, com direito a moinhos de vento e tudo. haha
Paramos o carro no centro histórico de Solvang, saímos andando meio sem rumo e acabamos conhecendo algumas lojinhas bem legais por lá:
Jule Hus: as lojinhas de Natal o ano todo são um clássico norte-americano e essa tinha enfeites e acessórios natalinos de vários temas.
📍 1580 Mission Dr
Picket Fences: a famosa loja de cacarecos, cheia de itens de decoração na pegada jardim, tinha bastante coisa fofa!
📍 1588 Mission Dr
Spice Merchant: com certeza a loja que a Maqui mais curtiu em Solvang, lá é vendida uma variedade absurda de temperos e chás, tudo em potinhos prontos pra levar pra casa.
📍1603 Copenhagen Dr #2
ONEderchild: essa foi a loja infantil mais divertida que visitamos na viagem, tinha TANTA coisa legal, desde bichinhos esquisitos e diferentes (foi onde comprei o porquinho pro Manuel), até brinquedos e roupas escandinavos.
📍 1622 Copenhagen Dr Ste 1
Solvang-Santa Barbara (53.6km)
Voltamos pra estrada rumo a Santa Barbara, cidade natal da KP…não eu, a outra KP, Katy Perry! haha Levamos mais ou menos 1 hora até lá pela Highway 101. A estrada até tinha trechos bonitos, mas nada comparado ao que vimos no dia anterior! Eu queria muito conhecer SB porque já tinha visto fotos e achava o lugar lindo, mas no fim, acabamos parando lá só pra almoçar. Fomos de carro até o pier Stearns Wharf, o principal da cidade, cheio de lojinhas e restaurantes, mas a real é que, depois de ver as paisagens de Big Sur, achamos meio sem graça e resolvemos seguir viagem pra não chegarmos em Los Angeles tão tarde. Almoçamos no Santo Mezcal (📍119 State St), restaurante mexicano com um toque moderno, onde comemos muito bem e partimos rumo a Hollywood!
Santa Barbara-Los Angeles (107km)
Colocamos LA no Waze, que nos indicou que chegaríamos no nosso hotel em 1 hora e 30 minutos pelo trajeto mais rápido, mas no meio do caminho, resolvemos que queríamos entrar em Los Angeles passando por Malibu, então mudamos o destino no app e conseguimos ver um pôr do sol belíssimo na praia onde Miley Cyrus já dançou muito com os cabelos ao vento. haha Recomendamos!
Olha, só de rever essas imagens, deu um aperto de saudades no koração! hahaha Agora ficamos devendo o último post dessa viagem com todos os detalhes da nossa estadia em Los Angeles… JÁ ROLA VIAJAR DE NOVO? hihihi
Gosto do jeito que contam sobre a viagem, da maneira que organizaram e como estão contando para nós. As fotos nas viagens… Vocês usam a câmera ou o celular? Por exemplo, a foto de vocês ali em cima durante o pôr do sol. Que foto maravilhosa. ❤️
quase todas foram com o celular, mas tirei algumas poucas com a câmera! a do por do sol da esquerda foi com o cel e a da direita com a câmera. :)
Amei o roteiro. Já deu vontade de fazer as malas
Não dá, as viagens de vocês são as melhores, o jeito que vocês nos mostram também, me sinto lá, junto com vocês hahaha
Amo os vlogs, assisto os da 1° road trip are hoje!!!!!!!❤️❤️❤️
Já fiz essa viagem e ver esse post e os vídeos me deu aquele quentinho no coração. Boas recordações de paisagens lindas!
Eu percebi agora, lendo esse post, que PRECISO fazer uma Road Trip!!! Que viagem especial…
Vocês são as melhores a contar e descrever viagens ❤️
Roteiro perfeito e super organizado, prontinho pra ser reproduzido! Obrigada por dividir essa viagem linda com a gente meninas!!
Que tuudooo!! Que viagem!😍
Eu amei TANTO acompanhar essa viagem de vocês 😍
Tava aqui lendo o posto e lembrando tudo o que já tinha assistido. Que quentinho no coração ❤️
Vocês são maravilhosas
que deliciaaaaa acompanhar esse roteiro completinho e looongo hahaha
Ahhh como eu amo os vídeos e agora os posts de viagem de vocês!!! Obrigada por indicarem os nomes das lojas e restaurantes! Já estou ansiosa pelo próximo destino!!!
Meu deus que guia TUDO! eu não tinha me dado conta da saudade que eu tinha de um blog até oblogVOLTAR, ainda mais essa narrativa do dia a dia da viagem! só faltou o pinterest do blog com uma pasta com um compilado das fotos mais legais, amando o conteúdo <3
Cara, vocês fizeram esse rolê pela Highway 1 ser uma das metas da vida! Incrível <3
Já incluindo mais uma viagem na lista de desejo das viagens! Que lugares lindos!!