Desde que o blog está no ar, tenho recebido muito pedidos para explicar como funciona a facul de jornalismo.
Como já me formei há alguns anos, achei que seria legal convidar alguma garota especial que estivesse cursando a faculdade para escrever este post. Aí, durante uma conversa com a Fernanda Semo, a ideia acabou tomando forma. Conheço a Fê há alguns anos e sempre achei que ela era incrível. Ideias diferentes, vontade de ser jornalista e gosto por escrever de verdade… Enfim, vocês podem ter certeza de que estão em boas mãos! Hahaha
Lá vai:
Primeiro, como eu escolhi o curso?
Desde criança, sempre fui muito comunicativa, adorava ler e assistir tv. Com o passar dos anos, comecei a gostar cada vez mais das aulas de redação da escola e a me interessar por atualidades, línguas e comunicação em geral.
Ter feito teatro também me mostrou que eu gostava de me expressar. Sempre fui da área de humanas e odiava matemática. No colegial, por volta do 2º ano, ainda tendo bastante tempo pra escolher qual curso prestar no vestibular, comecei a frequentar diversas palestras oferecidas pela escola para conhecer profissões. Conversei com profissionais da área e acabei optando por jornalismo. A minha dica aqui é consultar profissionais da área, vale desde professores de português e redação até fazer testes de orientação vocacional com psicólogos. Por experiência própria, por mais segura que eu estivesse, ter feito essa preparação me deixou mais confiante e fez com que eu me conhecesse melhor!
Como me preparei para o vestibular?
No 3º colegial, optei por fazer o ano letivo normal e um cursinho de um ano ao mesmo tempo! Foi bem pesado, mas valeu a pena. Durante o processo e os estudos, foi possível estudar as matérias mais específicas, tipo português, redação e atualidades. Prestei em 4 faculdades, e acabei entrando na minha segunda opção, o Mackenzie.
O curso e a rotina
O curso tem duração de quatro anos (oito semestres) e a rotina de aulas (na minha faculdade) funciona com a primeira metade do curso no período da tarde e a segunda metade no período da manhã. Nos primeiros semestres, as matérias são mais teóricas e básicas, e pra quem achava que ia se livrar de filosofia, sociologia e geografia, se enganou! Elas aparecem e muito! (Mas, ainda assim, é muito melhor que encarar fórmulas de física! Hahaha)
Não é mentira quando dizem que o estudante de jornalismo lê muito. Perdi a conta de quantos textos li só no começo da faculdade… o lado bom é que você acaba ficando por dentro de assuntos diversos e isso tira um pouco a mesmice!
Nos semestres seguintes, começaram as matérias práticas que, em minha opinião, são as mais legais. Tive aulas de rádio, photoshop, produção de revistas, edição de vídeos, fotografia, etc. Me divertia muito e podia ser supercriativa! Também tenho matérias mais específicas, como política, economia, cultura e esportes… Elas dão uma base para que possamos falar sobre tudo!
Uma coisa importante é o trabalho em grupo. No curso, você trabalha em conjunto com outras pessoas para a maioria dos projetos práticos. Claro que rolam umas briguinhas, mas a experiência é ótima para o mercado de trabalho e pra testar sua paciência! Hehehe
Intercâmbio no meio da faculdade. Eu fiz!
Quando terminei o segundo ano de curso, eu estava um pouco cansada da rotina. Comecei a pesquisar e optei por fazer intercâmbio.
Como funciona? Na maioria das faculdades, você ‘’tranca” o curso, ou seja, continua matriculada, mas quando volta da viagem, retorna um semestre atrasado. E isso tem lados bons e ruins. O lado ruim é ter que entrar numa turma nova e não estudar mais com a galera e o lado bom… são muitos!
Não me arrependo da minha escolha. Passei seis meses em Israel (exótico, ne?) morando numa república com quatro pessoas do mundo inteiro, estudando hebraico. Além disso, fiz um curso de Comunicação e Tecnologia e dei aula de inglês como voluntária numa escola pública. Foi incrível!
Os seis meses me deram um gás maior na volta, e os conteúdos que eu absorvi fora do país estão me ajudando muito na faculdade e no mercado de trabalho. Valeu toda a experiência de vida, as histórias, as pessoas que eu conheci… Nesse tempo, fiz uns vídeos no meu canal do youtube, pra quem se interessar!
Ufa! Espero que esse post tenha respondido a maior parte das dúvidas e mostrado como é o curso!
Tô super disponível pra conversar e vivo postando foto na faculdade lá no insta! Pode seguir!
Beijo,
Fê.
Eu queria saber se é importante ser fluente em inglês para começar a faculdade e se é verdade a historia de que as empresas só contratam jornalistas que saibam falar mais que uma língua
Carol, ter mais de um idioma no currículo com certeza é muito bom. O inglês é super importante, mas você pode fazer cursos enquanto faz faculdade também. Na minha inclusive, tem um centro de idiomas! beijos querida!
A faculdade de jornalismo é mesmo legal! Apesar de eu me interessar apenas pela área de moda, que é onde pretendo me especializar, posso melhorar minha escrita pra finalmente um dia poder realizar meu sonho de escrever um livro. Pensar que nunca mais vou ficar de recuperação em matemática também é um bom estimulo pra continuar! Não gosto dos livros chatos que me mandam ler, mas gosto da oportunidade de poder desenvolver o que eu mais gosto de fazer que é escrever. Quero muito fazer matérias pro pessoal mais novo, que são fãs de alguém. Eles são as pessoas com quem eu mais gosto de falar, são divertidos, alegres e levam tudo pela emoção!
Boa, Camila. São bons motivos para querer cursar a faculdade. Mas quer um conselho? Com o tempo, pode ser que você decida falar com outros públicos também, e isso é importante! beijos, beijos
Amei a matéria!!!
Sou apaixonada por jornalismo!!!!!
Que bom que gostou!
E se eu não gostar de ler? Prejudica na faculdade?
Rafa,
Ler é importante! Mas, não deixa de considerar o curso por causa disso. Em todos os cursos você vai ter que ler!
Adorei o texto! Quero muito ser jornalista e o post me ajudou a ter mais certeza disso!
Beijinhos,
Ana Beatriz
http://www.blogdaninha.com
Nos vemos por aí, futura colega de profissão!
Karol amei este tipo de post, bem que a próxima profissão poderia ser nutrição né? haha
Hummm vou anotar seu pedido aqui!
Poxa, que legal. Desde meus nove anos decidi que queria ser jornalista. Alguns contratempos chatos impediram de eu começar a faculdade, mas agora estou super decidida a finalmente sair de casa e fazer o curso mais amor do mundo <3
Xx
Boa sorte! Realizar sonhos é bom demais!
Oiiee…Adorei o post,pois já havia pedido antes para a Karol fazer.
Gostei muito das dicas,que aliais vou até escrever algumas.
Fernanda Semo,mandei convite pra você no face e vou te seguir no Instagram e também visitar se blog.
BeijOs e Obrigada pelas dicas.
Seu pedido é uma ordem!!! hihihihi
Olá Karol…
Meu nome é Luana Filgueira e tenho 12 anos.
Karol sei que ainda é cedo para escolher qual profissão seguir, mas sempre gostei de escrever.
Quando conheci você e a CAPRICHO tive a certeza do que quero fazer da vida. E hoje quando me perguntam oque quero ser da vida, a resposta vem automaticamente “Quero fazer jornalismo e trabalhar na Capricho”
Obrigado Karol você já me ajudo e ensinou muito.
http://sevocemeamaporquerouboumeupatinete.blogspot.com.br/
Lu, que legal servir de inspiração pra vc! Nos vamoes aqui na redação então! hahaha beijão
Karol, amei seu post,
um dos meus sonhos é cursar jornalismo, e
estou me identificando cada vez mais.
Agradeço a Fernanda Semo pelas dicas!!
Beijos, cócegas e obg!!!!
“Beijos, cécegas e obg”? hahahaha que amooooorrrrr você!!!!
Obrigada Karol por atender meu pedido! Agora uma duvida como eu arrumo estágios e inglês eu aprendo pela faculdade ou por mim mesma? Obrigada mais uma vez.. Gabi
Olha, há programas de estágio oferecidos nas faculdades, mas se você quiser algo específico, precisa procurar. Quanto ao inglês, é legal ir estudando paralelamente com a faculdade. Beijos.
Cada vez que eu me informo mais sobre jornalismo me identifico e apaixono mais, fico ansiosa pra fazer faculdade logooo!! Só tenho um pouco de medo em relação ao mercado de trabalho, conheço muita gente que fala que não acho emprego mas vou fazer de qualquer jeitooooo!!!
Obrigada pelo post Fê e Karol!! Ajudou muuuito!
Beijoss
Lu, isso rola com todas as profissões, né?! O lance é se dedicar e ir atrás dos seus sonhos!
Karol, sou menino, mas adoro você e teu blog. Sempre visito aqui pra ver o que você fala, mesmo a maioria das coisas não servindo pra mim. Até tutorial de maquiagem eu assisto só por sua causa ahahah Parabéns pelo blog e os videos, etc etc. Adoro você :D
Inclusive, adoraria ver um post sobre a Nathalia Bacci por aqui!
Aaaa um garoto aqui, que legal! Fico feliz com as suas visitas, viu! Beijos, beijos
Ótimo post, também curso jornalismo, mas aqui na minha cidade o curso nao é tão bom assim. Sempre gostei de ler, principalmente revista,também amo escrever, primeira faculdade q tentei foi letras. Mas me identifiquei mesmo com jornalismo, apesar da timidez. Faça mais posts como esse, como jornalismo de revista, por exemplo. rsrs
Nossa, adorei a ideia de segmentar os temas e ir fazendo mais posts sobre profissões. Muito bom. Obrigada pela dica!
Vou aguardar ansiosa. bjus
Amei esse post, já sou formada em enfermagem (se alguém tiver dúvida só é perguntar) e amo minha profissão… Mas amo escrever e queria ter uma outra faculdade então estava em dúvida entre Letras ou Jornalismo, ainda não sei quando, mas com certeza irei fazer Jornalismo!!!! Obrigada Karol
Obrigada Karol e Fernanda por solucionar minhas dúvidas! Quero cursar jornalismo, mas ainda não sei muito bem sobre mercado de trabalho. Tenho um certo frio na barriga pois sempre leio que o mercado de trabalho na área é competitivo. É verdade? Também nunca conversei com ninguém que trabalha nisso.
Obrigada Karol e Fernanda por solucionarem minhas dúvidas! Mas só tem mais uma: já procurei bastante sobre mercado de trabalho de jornalismo e ainda me bate um certo frio na barriga porque alguns sites falam que o mercado é super competitivo. É verdade? Também nunca conversei com ninguém que trabalha na área.
Cada dia que passa tenho mais certeza de que a faculdade de jornalismo é sim o que eu quero! adorei as dicas,foram ótimas.
Você não tem ideia de como esse post veio na hora certa!
É sério, eu estava aqui procurando por tudo no Google alguém que me convencesse que é isso que eu queria fazer – olha eu jogando a responsabilidade no Google, rs -, até que vi esse post e me identifiquei DEMAIS. Enquanto lia, eu ia me apaixonando um pouco mais por tudo, principalmente pela parte que foi citado as aulas de fotografia. Amo ler, escrever, criticar, saber de tudo o que está acontecendo, viajar, enfim, acho que é essa a minha profissão. Só estou com um pé atrás com a questão de emprego e renda, que afinal, não deixa de ser importante. Vocês saberiam me dizer como é depois, tipo, pra encontra emprego, áreas, e como é o salário?
Beijos e adorei o blog :D
http://desfocandoideias.blogspot.com
Amei seu post e sempre pensei em cursar jornalismo. Mas fico indecisa entre relações internacionais. Vc poderia fazer um post sobre esse curso tbem né? ajudaria muuuuito. Amei seu blog, parabéns!!
Amei o post! Estava pensando muito sobre fazer a faculdade de jornalismo, agora tenho certeza de que é isso que eu quero! Beijo.
http://dedeeller.blogspot.com.br/
Amei, tenho 12 anos e desde os 10 quero ser jornalista, tenho até a assinatura da capricho porque amo moda e adoro ler a sua coluna e a da Bruna…
beijos, Mônica
Bom, eu quero ser jornalista, mas quero trabalhar na área de moda e tals. Sou super curiosa e sempre quero estar “atualizada” em tudo o que está acontecendo, mas principalmente, todo o tempo livre eu estou lendo e estudando sobre a moda!!! <3
Sou Carol (com C rs) Pinheiro e tenho 17 anos.
Sempre quis fazer jornalismo, minha mãe trabalhar na editora abril influenciou um pouco. Queria saber da Fernanda quais foram as 4 faculdades que vc tentou (Se a Cásper era uma delas e se vc passou).
E pra Karol queria saber se eu sendo técnica em vestuário e iniciando a faculdade de jornalismo eu conseguiria me voltar pro lado da do jornalismo na área da moda.
Oi sou Tayná , e tenho 14 anos desde de dois anos atrás tenho em minha cabeça e como meta para o futuro ser jornalista e com certeza esse post me ajudou . Obrigada a todos que participaram disso , e espero um dia ser uma das integrantes da capricho. :)
Olá Karol, quiero fazer o curso de jornalismo por gostar muito de escrever. Mas tenho 2 problemas: sou muito tímida e com relação à gravação, seria realmente um grande problema! E também, não tenho fluência em outra língua, é importante entrar na faculdade com esse quesito?
Oi Carol! Tudo bem? Eu to pensando muito em fazer jornalismo, e quero focar na área de entretenimento. Mas algo que me preocupa muito é como seria minha rotina depois de formada, quando eu começar a trabalhar. Quero trabalhar em revistas. A rotina é corrida? Terei tempo fora do trabalho? Ou so um pouquinho? É algo divertido? Haha muitas vezes parece que sim., mas vai que…. Eu vou fazer alguns cursos de fotografia também, e muitas pessoas ja me disseram que isso poderá ajudar futuramente. Espero que ajude mesmo. ;)
Oi deve ta achando estranho um garoto ne . Mais vamos ao que interessa,to no segundo ano , tenho diploma completo de informatica. Este ano pretendo fazer francês e a historia da arte amo literatura e cinema,e pretendo fazer faculdade de jornalismo. que curso vocês me indicariam para aumentar me currículo? me ajudem meninas lindas!
então é melhor fazer intercambio no meio da faculdade ou depois?
Karol, tenho 15 anos e já estou tendo uma base sobre o que eu quero fazer quando chegar nos 18.
Eu estava no google procurando sobre a faculdade de jornalismo e achei esse post! Eu já tinha em mente que queria fazer isso porque amo de paixão fotografia, produção de revista, photoshop, TV, rádio… Mas a faculdade de moda e gastronomia também já passaram pela minha cabeça. Achei posts sobre essas três faculdades aqui no seu blog e eu ADOREI!
Decidi que, primeiramente, vou fazer jornalismo, e quando eu acabar, vou esperar um tempo e começar a fazer gastronomia, porque eu adooooro cozinhar. Moda não está mais em meus planos porque eu não curto desenhar, e moda exige muitos desenhos.
Muito obrigada pela ajuda, sou sua fã! E se algum dia der certo, a gente se vê aí na redação! Hahaha.
Beijinhos!
Amei! Sou apaixonada por jornalismo desde bem pequena. <3
Olá Karol, bom dia !
Primeiramente quero iniciar falando que AMO o seu blog !!!
Amei o post, realmente estou super ansiosa para começar logo minha faculdade. Porém ainda tenho dúvidas quanto ao mercado de trabalho. Eu sei que estágio na área não é obrigatório, porém ele está tão complicado assim de conseguir ?
Eu tenho um pequeno problema na família, que meu tio é graduado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, e ele nunca conseguiu exercer a profissão, isso faz com que meus familiares (com exceção do meu irmão, mãe e noivo)serem contra a minha escolha. Querem que eu curse engenharia, administração (que a área que trabalho atualmente e não gosto muito). Quero saber de você Karol, foi complicado você conseguir seu primeiro estágio, como que você conseguiu fazer parte do time Capricho *-* (sonho da minha vida trabalhar na capricho), como conseguiu contato com a editora Abril ! Enfim algumas dúvidas básicas.
Oi Karol, eu estava pesquisando se era realmente um bom ou um ótimo motivo cursar e ir de cabeça, na profissão de jornalismo e isso me deu mais certezas. Espero um dia está trabalhando com você
Karol, você podia fazer mais posts nessa categoria, né? Gostei muito da ideia de mostrar pras leitoras a opinião de quem tá fazendo tal faculdade, de como é no dia-a-dia e principalmente porque essas pessoas tem a mentalidade mais ou menos como a nossa, gostam mais ou menos das mesmas coisas que a gente. Queria ver aqui o que os produtores tem a dizer, e mais sobre as profissões das pessoas que trabalham na redação da CH. Muito obrigada por tudo e, olha, tu tá fazendo um ótimo trabalho. Beijo!
ola Karol meu nomee Karoline diastenho 15 anos faço o 1° do ensino médio e os professores optaram por fala das provisões me perguntaram por que eu havia escolhido jornalismo respondi que meu interesse por informações e novidades era grande e que já havia participado de palestras sobre profissões e que a que eu me identifiquei era jornalismo eles não entenderam mas aceitaram pois eles disseram que vem em mim uma ótima jornalista por que eu sempre estou nas confusoes apurando os fatos da verdade
Oii Fernanda,me enteressei em jornalismo.
Adoro redação e ler. As materias são muito deficeis?
Oi Fernanda! fiz vários testes vocacionais e sempre cai em jornalismo, depois disso nao tirei que fazer jornalismo é o mais tem á ver comigo :) Acho essa profissão um máximo, só que nao leio muito sobre notícias, Será que é isso que devo fazer mesmo?
Karoooooooooooool, omg que tudo u-u Sério este é meu último ano na escola e já está aquela pressão. Bom, quero passar em Jornalismo em uma faculdade pública, viajar o mundo e blá blá blá!
Mas sempre há aquela insegurança, e quero muito me especializar em moda e fotografia, minhas paixões. Desenhar e criar aaaaaaaaaaaah, mal posso esperar para viver a vida de universitária!
Bom dia,estou em duvida sobre Educação física ou jornalismo mais na parte de investigação, algo na área policial. Alguma dica ?
:D
Ola pessoal gostei muinto da materia sobre o curso e quero saber se tem curso a distancia d jornalismo e se compensa fazer curso a distancia?eu quero muinto me torna jornalista adoro ver jornais ler jornal e acredito q sou um cara d auto critica e d opiniao firme e acredito q isso seje tbm m
uinto importante bjos e parabens pelo o site desejo sucesso ai pra voces
Eu sempre admirei pessoas da comunicação ,acho incrível como as palavras criam vida , realmente vou pensar em fazer Jornalismo , não como repórter , mas quero vivenciar a redação , e muito mais da magica.
Muito obrigada por compartilhar e ajuda a acabar com muitas duvidas.
Estava com bastante duvido como funcionava dentro da facu quasi São as aulas que se destaca Mais , sou apaixonada por livros e literalmente amo escrever , amo sonhar alto , ja escrever #Fanfic em blog e home estrous fazendo um livro . http://quenossoamorsejaalemdestavida.blogspot.com da uma olhadinha lame me acompanha e ter seu commentario me dizendo o que fazer vai ser otimo . Bjo obgrigada por me ajudar .
Sempre tive aquela enorme vontade de ser jornalista, e agora, logo depois de ler essa reportagem, minha vontade cresceu ainda mais. Tive uma conversa com uma tia minha, que fez jornalismo, e ela me disse “Maria, vejo em você uma brilhante jornalista. Siga o seu sonho e não desista só porque muita gente diz que o mercado de trabalho é complicado” e agora eu já estou decidida.
Karol, acompanho o seu trabalho na Capricho a algum tempo, e sempre gostei de tudo que você fez. Eu me inspiro em você. Obrigada por escrever esse post, clareou ainda mais as minhas escolhas. Beijos e obrigada novamente pela ajuda.
Oi Karol! Achei esse post enquanto procurava saber um pouco mais sobre jornalismo. Esse ano irei fazer vestibular e tenho certeza que esse é o caminho pelo qual quero seguir, contudo por mais que esteja convicta as vezes sinto-me insegura em relação aos meus textos. Escrever sempre foi um hábito muito prazeroso para mim, mas com toda essa pressão que cai sobre o vestibulando acabo analisando meus textos de maneira pessimista. Algumas pessoas me a aconselharam a continuar atrás desse sonho visto que durante a faculdade há cadeiras para redigir redações jornalísticas, mesmo assim sempre questiono-me se realmente conseguirei ter uma melhora. O depoimento da Fernanda foi muito esclarecer e espero um dia poder viajar e ao mesmo tempo trabalhar com o que amo. Obrigada pela ajuda!
Olá Karol e olá Fernanda!!!! Adoooooreei esse post!!!! Me ajudou muito a me apaixonar cada vez mais e mais por jornalismo. Eu comecei a essa paixão quando tinha 9 anos quando comecei a ler bestsellers me apaixonei por tudo isso e então comecei a escrever fanfics…. Foi dai que comecei a paixão por ler e escrever e nunca mais parei. Gosto muito de assitir TV também, desde o jornal até filmes e séries e começo a criar criticas e histórias dentro da minha cabeça. Todos ao meu redor falam que eu escrevo e falo muito bem, desde meus amigos até meus professores amam minhas histórias e minhas redações e sempre fui muito bem em português e humanas (e sempre fui mal em exatas). Este post me fez ver que Jornalismo é mesmo o que eu quero. Termino o colegial este ano, mas pretendo fazer cursinho ano que vem para que minha cabeça fique mais leve e no final do ano que vem farei um intercambio para New York dai quando voltar vou comecar a me preparar para o vestibular. Quero muito trabalhar como repórter para poder entrevistar e conhecer pessoas famosas em todo o mundo. Principalmente meus ídolos americanos, e com certeza trabalhar na Capricho. Bom com certeza a Karol é minha musa inspiradora… Então valeu e bjuuus *—-*
Gostaria de tirar uma super dúvida!
Adoro conhecer pessoas novas, gosto de ouvir as histórias das pessoas (e tenho muita paciência para isso rs), quando eu era mais menina gostava de escrever poesias, era boa em redação, e gosto de português, maaaas, me considero um pouco tímida e não tão boa para falar. É possível reverter isso ou desiste? Como por exemplo? Haha
Grande beijo e parabéns!
OBS: O seu post foi o mais interessante que li até hoje sobre o assunto, sem contar que muita gente fala muita bizarrice escrevendo super errado, não é um erro ou outro, são vários, e isso desestimula muitos jovens.
Adorei o post,sempre me identifiquei com o jornalismo pois gosto muito de assistir TV,ler,escrever e gosto sempre de estar bem informada e com certeza irei cursar jornalismo.
Só tenho 13 anos, mas já estou decidida do que quero ser quando crescer! Sempre fui apaixonada por Jornalismo, tanto o esportivo, quanto turistico, por todos os tipos hahaha. Pretendo fazer Intercâmbio também, acho Israel um lugar super bacana. Mas tenho muita dificuldade com o Inglês imagine com o Hebraico hahaha. Parabéns!!! Muito sucesso e progresso em sua vida!
Fiquei com uma dúvida. Independentemente do curso que vou escolher fazer eu tenho a certeza de que um intercâmbio está incluído nos meu anos de faculdade, e eu queria saber se tem como eu fazer um intercâmbio de um semestre sem precisar trancar a facul. E outra, o intercâmbio que você fez foi pela própria faculdade ou por uma agência de fora?
Amei o post!
Karol sei que é meio nada a ver, mas faz um post “como é” a facu de Arquitetura? Por favor? Por favor? Vou prestar vestibular esse ano, já tenho quase que certeza que vou fazer isso, mas queria saber mais como funciona.
Ka estou meio em dúvida da carreira que devo seguir. Sabe, todas faculdades que eu quero cursar tem uma história engraçada. Quero cursar direito ( uma história que amo contar para as pessoas) . Estava na advocacia de minha advogada e tipo, fiquei muuuuito tempo sozinha na recepção conversando com a secretária ( eu tinha uns 7 anos nessa época) .. Então começamos a falar do que queremos fazer faculdade ( para variar, a secretária tinha entre 16 a 20 anos, bem novinha) e ela não tinha muito noção . Após nossa conversa, fui chamada para entrar na sala da advogada. Era tudo muuuito fofo lá dentro, e tão ainw, pft , o que fez eu me apaixonar mais ainda :) Mas nos anos seguintes fui descobrindo profissões INCRÍVEEEEIS e agora fico numa dúvida imensa..
Mas enfim, o que quero mesmo é um post de como é a facul de direito :3 pfvorzinho *-* É isso, bjooos :) Ameeeeei os post das faculs :) haha te adoroo <3
ola Fernanda Semo,meu nome é tamire,tenho 17 anos e estou cursando o ensino medio..
sonho muito em ser jornalista poia acho que alem de estar ali transmitindo informaçoes,voce passa a conhecer o ambiente no qual vive etc .. meu programa favorito é o profissao reporter no qual jovens passam a conhecer a realidade em que estamos vivendo,enfim.. espero um dia conseguir me tornar uma bela jornalista e poder conhece-la pessoalmente pois amei sua motivacao e sua incentivaçao.. la vai uma pergunta,é possivel uma garota que estuda numa escola publica,ter uma chance no meio jornalistico ?? bjuuuu
uol, eu fiz o vestibular ontem como publicidade, mas sempre fiquei com o é atrás porque sempre quis jornalismo, depois de ler isso só me deu um gás pra mudar e ficar com o jornalismo, eu sou apaixonada em fotografia, já fiz um curso de um ano e faço vários trabalhos como fotografa, e amo falar haha então acho que achei minha carreira¹
Gosto de exatas, porem tenho bastante dificuldade, sempre tive um imenso amor por leitura, mas nao tanto por escrita, me deparei vendo as aulas de portuges passando tao de pressa e minhas notas sendo umas das melhores da turma e vi o quanto eu amava portugues, a lingua portuguesa. Desde que eu comecei a aprender a ler, meus pais compravam gibis da turma da monica pra mim, tinha coleçoes, por volta de uns 300. Juro! hahaha!! Vou me formar em jornalismo – e em artes cenicas, mas é outro assunto – porem as vezes acho q meus textos nao são bons o suficiente, que nao consigo me expressar, que nao tenho inspiraçao… Isso me desanima… No seu video vc diz umas 6 coisas importantes para se formar, me identifiquei com td, mas o meu problema é uma preguiça de escrever, por nao me achar tao boa no assunto! O que vc me diz? beijoss linda
Gostei do post, mas ainda estou em duvida com o nome JORNALISMO, quero muito crescer e ser um apresentador de programa e sei que pra isso devo me esforçar e muito, oq me aconselha ?
Amei o post, isso me ajudou mt abg Bjbj *-*
Olá, Karol(chara rs) e Fernanda.
Bom, desde pequena sempre quis ser advogada e até um tempo desses ainda queria, tenho 17 anos e estou no segundo ano do ensino médio, depois de uma dinâmica em sala de aula me falaram que eu dava uma boa jornalista, pelo fato de gostar muito de escrever, ler e de sempre esta por dentro de tudo, dai vim pesquisar sobre o curso e achei bem legal o post da Fê ( que intimidade kk) enfim, me ajudou bastante e mudei meus conceitos e agora quero cursa jornalismo. beijinhos.
Posteriormente eu me sentia com aquela insegurançazinha chata sobre o curso sabe, mas devo dizer que o post me concretizou muito esse assunto e me sinto mais segura quanto a minha escolha! Bem, uma duvida que me ronda bastante e eu busco ser esclarecida em alguns lugares é: qual é o grau da matematica no curso? Eu amo escrever/ler, mas se tem alguma matéria que eu não me dou bem são as que envolvem numeros e formula, tais como química, física e matemática, claro.
Estou quase 100% decidida que vou cursar jornalismo e só queria esclarecer essa dúvida mesmo, muito obrigada e boa escolha de assunto, sei que interessa a muitos!
Mwah!!!
olá Fernanda e Karol!
Acabo o terceiro colegial neste ano e já estou prestando os vestibulares. O jornalismo é, com certeza, a única carreira para o meu futuro. Passei na ESPM e estou me esforçando para a prova da Cásper Líbero. Queria saber se vocês sabem um pouco do curso nessas duas faculdades e qual delas eu devo optar, caso aprovada nas duas?
Sei que a ESPM tem uma metodologia mais atual e dinâmica, além de contar com várias opções de intercâmbio (que eu pretendo fazer durante a faculdade), enquanto a Cásper é mais tradicional e só tem uma opção de intercâmbio (que é para a Itália – eu já fiz intercâmbio na Inglaterra e, agora, gostaria de colocar em prática o meu francês).
Ainda não passei, mas estou naquele dilema… Amo escrever, ler e tudo mais, gostaria no futuro de entrar para o ramo da beleza.
Beijos
Oi Karol, sempre quis fazer faculdade de enfermagem, pois acho uma profissao linda, e na duvida fiz varios testes vocacionais onde todos exatamente todos me direcionaram exatamente pra area que eu queria seguir, Enfermagem .. e ja perto de fazer o vestibular, comecei a pensar em Jornalismo por admirar, profissionais da area, estoj realmente na duvoda sera que voce poderia me ajudar ??? Beeeijoos !!
Me formo esse ano e to bem insegura em relaçao a facul. Gosto de ler, e de escrever mas não sei se meus textos são bons o suficiente para ser uma jornalista, na facul você estuda um pouco de como melhorar seus textos? Me falaram que já tem que entrar sabendo escrever super bem,
Adorei a matéria, estou pensando em fazer jornalismo mais ainda tenho dúvidas,pois as vezes sou um pouco atrapalhada haha
Então estou aqui no meio da noite, estava sem sono então decidi pesquisar mais sobre a faculdade que vou fazer e achei esse blog! Ajudou muito!
Meu sonho é ser jornalista desde sempre! haha! Por exemplo quando eu era pequena meus amigos e meus irmãos assim como toda criança adorava assistir desenhos na tv, bom eu preferia os jornais preferia ficar bem informada, mas quando realmente eu tive a verdadeira certeza de que era isso o que eu queria foi quando ganhei um concurso de redação na cidade onde eu morava (eu não nasci lá haha nasci em Curitiba aonde moro atualmente). Enfim fui a primeira pessoa da escola a ganhar algum concurso e isso me deixou muito feliz.Peguei um amor tão grande na profissão quando descobri que meu tio, agora falecido, era jornalista. Bom e eu adoro manter as pessoas informadas, saiu qualquer notícia eu corro avisar ou informar todo mundo que eu conheço, até para uma rádio que tem WhatsApp, vejo engarrafamento no caminho de volta para casa eu já vou lá e mando uma mensagem.
Sem contar que sou louca por livros leio um, dois, três ao mesmo tempo, se alguém revistar minha bolsa vai encontrar mais livros do que pertences pessoais.
Lendo seu post tenho uma pergunta a fazer, uma dúvida muitas pessoas questionam minha vontade de ser jornalista por esse detalhe . Bom jornalismo ultimamente tem sido uma área muito concorrida, certo? O que fazer para se destacar entre tantos?
Cursos de comunicação? Línguas? Como se destacar nas entrevistas? Eu atualmente trabalho em um banco e tenho que lidar e conversar com as pessoas, essa experiencia me ajuda? O que mais devo fazer para me destacar?
( sei que a matéria que você escreveu é antiga, mas se puder me responder ficarei muito grata )
Ah e Parabéns! Te desejo muito sucesso na sua carreira profissional! :D
Beijos… Miriã
oi karol eu queria saber em que ano da faculdade você começou a fazer estágio ?
Gostei muito,mais agora bem que poderia falar sobre Direito né?
oi Karol , li o seu post e gostei muito !
Sempre fui uma admiradora do Jornalismo , mas meu sonho sempre fui cursa fotografia , mas muitos ´criticam ´e falam que não ganha muito que serve só pra hobbi , mas acredito que temos que fazer aquilo que gostamos e nos identificamos para se sair bem , Mas me tire uma duvida o Jornalismo também tem algum tipo de ligação com fotografia ne ?
Amei a sua história, ao ler me indetifiquei muito, em tudo , estou no 2° grau do ensino médio e não pensso em ooutra coisa a não ser a minha faculdade sempre tive essa idéia formada em minha cabeça, deis do ensino fundamental, e meus profesores sempre me incentivaram, efalaram que era tudo a ver comigo, por ser super imperativa, e amo ler,falar, e tudo que involva comunicação, sou muito parescida com tigo , porque também odeio matemática física e tudo que envolva cálculos, tenho muita facilidade de me expressar e não vou desistir desse sonho jamais.
desde sempre amei ler e escrever meu sonho é ser jornalista esse post ajudou muito
Beijinhos :)
Estou completando o 3° ano, se Deus quiser vou me formar esse ano, e então pretendo no próximo ano começar uma faculdade logo de cara, sem fazer nenhum cursinho e nd só para n perder tempo e poder me aperfeiçoar mais. Claro que eu escolhi a faculdade de jornalismo, eu amo ler e amo escrever, desde criança sou apaixonada por tudo isso!!!! Na verdade eu não sei muito bem oque jornalismo faz, só sei que escolhi e pronto kk Esses dias fiz na internet um teste vocacional e é claro que deu jornalismo, fiquei mt feliz :) Pretendo fazer essa faculdade entao e adorei seu site.. Espero dar tudo certo e que eu trabalhe em uma coisa que eu goste e que eu ganhe bem claro kk obg mil bjss
Karol, gostei muito do teu post. Gostaria de saber se há um tempo específico para fazer o estágio e onde tu fez o teu estágio.
Obrigado pela atenção! :)
Karol,
Bom dia.
Estou querendo começar a faculdade de jornalismo,
mas gostaria de saber como anda o mercado de trabalho?
Tenho uma filha e penso muito no futuro, sempre quis fazer o curso porque me identifico muito e todos me falam isso! Fiz o de Administração que não é nada a minha cara, tranquei e agora gostaria de começar o de Jornalismo.
me responde haha beijos :*
gosto dessa profissão de jornalismo. só tenho 13 anos e qd eu falo q quero ser jornalista as pessoas falam que eu sou muito nova para pessar. nessa profissão. minha pergunta é começa a fazer cursos de inglês desde agora vai ser bom??????
Oi .Como Eu Gosto Muito De Escrever .Eu Quero Fazer Uma Faculdade DE Jornalismo .Eu Quero Trabalhar Em Emisoras De Televisaõ .A Globo, A Band, A Rede Tv , A Cultura ,A Record . O Sbt Passa Bastante Comercial. a Area Que Eu Quero Trabalhar Em Redaçaõ De Emisoras de Televisaõ , Em Jornal . A Minha Inspiraçaõ De Jornalista e O William Bonner .
Oii,karol
Estou querendo fazer jornalismo mas sou tímida,tenho uma certa dificuldade para me expressar em público,você acha que me atrapalha na faculdade e na carreira? bjss gosteii muito do post.
oi karol, sou louca por revistas da capricho, gosto muito de ler, sou curiosa,gosto de suas dicas, vou prestar vestibular pra jornalismo ano que vem! sou um pouco tímida, isso atrapalha muito na carreira? mas jornalismo é uma área que tem tudo haver comigo, me identifico! beijos?
Nosa, Karol! que sonho.
nossa
Eu gosto de ler gosto de jornalismo,mais na verdade quero entra no jornalismo por causa
Eu quero muito fazê jornalismo (eu amo fotografia eu tenho certeza que é um bom início para isso..
photoshop, produção de revistas, edição de vídeos, fotografia isso já sei isso tudo mais quanto mais melhor? kkkkk
Oi meu nome é Ana Paula ,tenho 13 anos.Sempre fui confusa em relação a uma profissão,mas persebi que o que sempre gostei era de português ,artes e histórias. Pretendo ser escritora e ilustradora de romances(drama,ação,fantasia e comédia) jornalismo é uma boa opção?
Nossa bgd você me ajudou muito, to no 3° colegial e quero muito fazer jornalismo..mas to com medo de nao conseguir através do ENEM, entao eu tenho uma duvida,vc conseguiu atraves do ENEM ou por conta propria? Se foi por conta propria,o curso no geral é muito caro? E o valor aumenta com o tempo? Bgd adorei esse post, bjos
Adorei seu post.
Me tira uma dúvida, é preciso ser fluente em outras línguas?
Bjão
Para fazer intercâmbio é preciso ter muito dinheiro? Quanto por exemplo? E se a pessoa for bem simples e nao tiver muito a apoio!?
Boa Tarde!
Karol,e Fe
Tenho muitas duvidas em qual profissão optar, estou em duvida entre Publicidade e Jornalismo, gosto de criar, programar, apresentar projetos… me inspiro muito nos filmes “De repente 30” e “O diabo veste prada”. Tenho vontade de trabalhar em uma ediora de revista, mas não sei se é bem jornalismo o que quero, esta duvida vem martelando a meses, poderiam me ajudar? um grande beijo.
Bom eu vou pra o 1 ano e já tô pensando em fazer jornalismo internacional mais tenho medo de não dá certo na área vc acha Karol que eu devo fazer alguma coisa para ver se eu o gosto realmente de jornalismo….
Ótimo post! <3 Pelo jeito eu me identifico mesmo com essa faculdade. Mas vou pesquisar mais, não quero ter nenhuma duvida! *)*
http://www.escritosdeumagarota.com/search/label/Escritos
Não gosto muito de escrever, mais quero fazer facudade de jornalismo estou no 3º ano do ensino médio voçe tem algum conselho para mim
Karol, o que você acha de fazer um vídeo sobre seus diários e agendas da adolescência? Beijos!
Oooi! Bom, eu tenho 15 anos, e pretendo ser jornalista, como ainda não trabalho queria fazer um curso, mais não sei oque fazer, me de uma dica? Obrigado.
Oiie!
Minha história com Jornalismo é um tanto complicada, eu não escolhi esse curso logo de cara, já quis Direito, e muitas outras coisas. Como eu não tinha a menor condição de pagar uma faculdade, acabei optando pelo Prouni e consegui, mas infelizmente no ano que conclui o ensino médio eu não tinha tanta certeza do que queria e nem como funcionava essa história de nota de corte, então acabei sonhando mais alto que minha nota… depois de muito pesquisar e conversar com outras pessoas, o Jornalismo meio que surgiu na minha vida, sempre amei escrever, ler, opinar e toda a correria da vida de um jornalista, mas ai veio o porém… como pagar? Fiz o Enem novamente pra tentar a bolsa integral, mas minha nota não era o suficiente, não foi suficiente por 5 longos anos, 5 provas do Enem, 5 dores de cabeça e decepções, mas não desisti, neste intervalo entre a bolsa e as provas, acabei me desesperando e apelando para outros cursos, como Pedagogia, Marketing e Nutrição, óbvio não tinha nada a ver comigo, então logo desisti!
Até que finalmente no Enem de 2015 eu consegui 100% da bolsa na Universidade de Sorocaba, mas era muito longe da minha cidade, decidi que era hora de mudar, arrumei minhas malas e me mudei do litoral paulista para o interior do estado, com a cara e com a coragem, sem emprego, só com os sonhos na mala.
Hoje estou feliz pra caramba com meu curso, com a faculdade e com o rumo que minha vida tomou, mesmo com percalços, fiz o que precisava ser feito e ainda estou fazendo, pois isso é um sonho e nada vai me tirar o prazer de vencer por meus méritos.
Agora só falta o estágio na área, estou procurando e assim que conseguir, mais um passo para a realização completa será dado!!!
Obrigadinha pelo espaço.
Boa noite! Gostaria de saber se durante a faculdade de jornalismo têm treinos de reportagens com câmeras igualmente a de televisão! Obrigado!