Oi meninas, tudo bem? Voltei com a coluna depois de uma folguinha no feriado! hehe
Hoje vou falar sobre um fotógrafo que amo muito e vocês provavelmente já conhecem sem nem saber. Se vocês curtem música pop, com certeza já viram uma foto ou clipe dele por aí e devem ter pensado “que coisa maluca!”. É verdade, David LaChapelle é maluco! Sério, ele é bipolar e já foi internado em clínicas psiquiátricas várias vezes. haha Mas queria eu criar coisas tão incríveis com a minha maluquice…
Ele nasceu em 1963 nos EUA e começou sua carreira na fotografia quando tinha 17 anos e, ninguém mais, ninguém menos que Andy Warhol lhe deu sua primeira chance. Pra quem não sabe, o Andy Warhol criou uma revista chamada Interview (que existe até hoje) no final dos anos 60 e ele foi o primeiro cara a acreditar no trabalho do David. Ele fotografou pra Interview por muito tempo, sempre criando retratos absurdos dos personagens da revista. Aliás, a graça do LaChapelle é justamente essa: ele transforma em realidade imagens, ambientes, cenários e loucuras que provavelmente só existem na cabeça dele. As fotos dele são hipnotizantes, você olha e têm mil coisas acontecendo ao mesmo tempo, precisa observar a foto com atenção pra ver todos os detalhes e cada vez que você olhar, vai ver uma coisa que não tinha visto antes! Eu acho isso incrível e quase…mágico! Ele conta com muuuuita ajuda do Photoshop, é verdade, mas todos os cenários que aparecem nas fotos existem de verdade, tudo é meticulosamente colocado no lugar certo para ficar legal na foto. As imagens dele não tem nada de espontâneas e demoram horas para serem feitas, por isso o resultado é tão perfeito.
Meu ensaio preferido dele é um que ele fez com a Britney Spears em 1999, quando ela foi capa da revista Rolling Stone. Amigas, se vocês acham que a Miley Cyrus está causando agora, vocês não sabem o bapho que foi quando essas fotos sairam lá nos anos 90! haha A Britney era a menininha perfeita que cantava na escola e se divertia com os amigos no clipe de Baby One More Time, e de repente o cara transformou a mocinha em uma gata sexy e safada, de calcinha e sutiã segurando um Teletubbie e chocou os EUA!
LaChapelle é um fotógrafo polêmico, ele cria imagens que perturbam as pessoas. Tudo é sempre meio distorcido, meio vívido demais, propositalmente pra te incomodar, sabe? Em 1995, ele fotografou uma campanha para a Diesel que teve o primeiro beijo gay da publicidade.
Uma outra série de fotos dele que causou é a “Jesus is my homeboy”, algo como “Jesus é meu mano”, que mostra, tcharam…ele mesmo, Jesus, nos dias de hoje, em situações que acontecem nas cidades grandes. Apesar da polêmica, não dá pra negar a beleza das imagens, né?
Ele já fotografou as celebridades mais importantes dos EUA e do mundo, dá uma olhada em algumas fotos.
Christina Aguilera
Katy Perry
Madonna
Angelina Jolie
Além de fotógrafo, David também dirige clipes e tenho dois preferidos! Um é do Elton John, da música This Train Don’t Stop There Anymore, que tem o Justin Timberlake fazendo o papel do Elton jovem (a música é linda e o Timberlake também! haha) e o outro é o famoooso e polêmico Dirrty, da Christina Aguilera. Quando esse clipe saiu em 2002, mudou completamente a imagem da Christina e eu assistia no repeat sem parar!
Ufa, falei demais!! Quem quiser saber mais sobre o David LaChapelle, pode comprar os livros dele cheios de fotos incríveis (são meio caros, mas vale a pena!). Também existe um documentário sobre ele que vocês podem assistir no Youtube, infelizmente não encontrei com legendas em português! =/ E por último, é só jogar o nome do cara no Google Images e ficar viajando por horas nas fotos dele.
Curtiram o post? Me contem!
Beijo, Maqui!
Nossa, depois dessa eu imagino a bela dupla que David LaChapelle e Andy Warhol davam. Um malucão e um bêbadaço (ambos geniais e tal). Polêmicos demais. Seus posts são interessantes demais Maqui, não tire folga em prol das mentes jovens necessitadas de cultura! HAHUAHUA
Já pensou como eram as festas deles? haha Pode deixar que não tiro mais folga não! =)